PARA QUEM QUER GERENCIAR O CONTEÚDO DO SITE POR CONTA PRÓPRIA!
Atualize o seu site de qualquer lugar quando precisar.
Sistema de Gestão de Conteúdo (SGC) - do inglês Content Management Systems (CMS) mas igualmente designada como Conversational Monitor System - é um sistema gestor de websites, e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (inserir e editar) conteúdos em tempo real, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da infomação. Sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes através de complementos (galerias de fotos, gerenciadores de enquetes, gerenciadores de formulários e etc) que podem ser agregados ao SGC.
Podemos dizer que um SGC é semelhante a um framework (um esqueleto) de website pré-estruturado, com recursos de: usabilidade, visualização e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de acesso via Internet.
Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo.
A habilidade necessária para trabalhar com um CMS não vai muito além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto.
Exemplo de funcionamento do CMS
- Estruturação do processo de autoria, no qual toda a sua equipe poderá contribuir, cada um na sua área de
atuação e conhecimento; - Diminuição do tempo necessário para a criação de novas páginas e atualizações das já publicadas;
- Harmonia estética com o resto do site e demais conteúdos;
- Melhor estruturação da navegação, mantendo a coerência com projeto inicial de arquitetura da informação;
- Maior flexibilidade, para acrescentar ou editar conteúdos de forma descentralizada e em qualquer lugar, dia
ou noite, dentro ou não do escritório; - Controle de permissões a conteúdos publicados;
- Maior segurança;
- Gerenciamento de versão dos conteúdos;
- Escalabilidade;
- Diminuição dos custos de manutenção;
- Estatísticas pontuais de acesso;
- Hierarquia nas permissões de acesso.